• Português
  • Inglês
  • Espanhol

Histórico

O Simpósio Ecos da Sardenha é um evento idealizado pelo Engenheiro Civil Francisco José Pereira de Oliveira, em meados da década de 1990, com o objetivo de trazer para o Brasil os trabalhos apresentados no Simpósio da Sardenha, na Itália, que acontece a cada dois anos.

 

Sempre com foco na discussão da gestão de resíduos sólidos, o Simpósio da Sardenha acontece desde 1987 e é referência internacional na difusão e debate de pesquisas do setor. A edição brasileira, além de trazer profissionais de diversas partes do mundo, reforça a relevância dos trabalhos elaborados em território nacional.

 

O primeiro encontro brasileiro se deu em 1996, na antiga sede da EPAL Engenheiros Associados, em São Paulo. Direcionado a um público técnico e restrito, foi o embrião para a segunda edição do evento, realizada em 2006.

 

Este salto de dez anos entre as duas primeiras edições serviu para amadurecer e concretizar o Simpósio Ecos da Sardenha como um encontro técnico e científico. Sempre na capital paulista, a segunda edição aconteceu na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo/USP e reuniu 300 participantes, que também tiveram a oportunidade de conhecer os assuntos apresentados no Congresso da ISWA (International Solid Waste Association).

 

Em 2008, a Faculdade de Saúde Pública/USP voltou a receber o simpósio que, pela primeira vez, teve a presença de palestrantes internacionais. Para a edição seguinte, em 2010, o Engenheiro Francisco de Oliveira uniu-se à Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) na organização do evento e a equipe técnica contou com três membros fundadores da International Waste Working Group (IWWG), entidade organizadora da versão italiana.

 

Mantendo a mesma estrutura e notoriedade de seus palestrantes e organizadores, o Simpósio Ecos da Sardenha 2012 aconteceu no Instituto de Engenharia – SP e inovou ao incluir minicursos à sua grade de programação, abordando os temas: A Produção de Energias Renováveis a partir do Lixo e Técnicas de Tratamento de Chorume.

 

O Simpósio Ecos da Sardenha 2014 chega renovado, com nova identidade visual e muito mais informação e modernidade para seus participantes. O evento acontecerá de 26 a 28 de agosto, no Hotel Travel Inn Live &Lodge, à Rua Borges Lagoa, 1179 – V. Clementino – São Paulo/SP.